sábado, 9 de fevereiro de 2019

Festival Gastronômico do Atum de Areia Branca/RN




Pedro do Atum, filhas, genro e Ramon Rodney
         O Festival Gastronômico do atum de Areia Branca-RN, realizado de 31/11 a 01 e 02/12/2018, uma realização da prefeitura de Areia Branca-RN em parceria  com Associação de Proprietários de Barcos de Pesca do Rio Grande do Norte- ASPERN e pescados Araújo S/A, as duas últimas representadas pelo empresário Pedro do atum. Colaborei como produtor cultural via Pescados Araújo e ASPERN na construção e execução do referido evento, contribui para que se fosse difundido assim a cultura do atum na sociedade local e região onde, o atum no futuro seja um alimento  de referencia da cidade e região; foi um trabalho de mídia articulado, bem executado levando á todos o conhecimento em números de pescados, empregos gerados, famílias assistidas,  embarcações, empresários do ramo e as conquistas que a classe da pesca vem tendo a nível de Brasil.


      
             Em torno de 01 (uma) tonelada de atum foram transformados  em diversas receitas entre os 14 restaurantes participantes, mais de 8 (oito) mil expectadores durante o evento; degustação gratuita; evento que superou as expectativas , foi surpreendente!

    Areia Branca/RN, uma cidade de grande potencial turístico por além de suas belezas naturais possui também suas riquezas naturais; produtora de sal marinho, petróleo, energia eólica e solar; está situada " na esquina" do Brasil, próximo ao continente africano, onde os mares são fartos do sagrado peixe o"Atum". A cidade hoje exporta e abastece para diversas empresas de enlatados e restaurantes das regiões brasileira e America latina.


Equipe Pescados Araújo/ASPERN
         Hoje o atum se destaca como mais um aporte econômico para o futuro do município de Arei branca/RN, portanto existe uma necessidade de se organizar o cais da cidade, para que se construa um cais público para a realização dos desembarques de todo o pescado, ali pesado e sedo executado o trabalho do tributo municipal, isto elevará a economia local e trará progresso e benefícios sociais aos munícipes. 
 Atum fresco grelhado ao molho de gorgonzola, um prato do restaurante Cais do Chop, foi posto a degustação pública e super aprovado.

            Estande da Robson Crusoé, com a recepção das gatas Lorena e Antonely Mesquita, distribuiu mais de 2.000 (duas mil) latas de atum, foi um sucesso durante o evento, a empresa é parceira da pescados Araújo e vislumbra investimentos na city, que trará desenvolvimento, se assim os tramites do desenvolvimento local aconteça.



        O artista nato Paulo Costta com sua personagem Rosana Star Light (programa do ratinho), contratado pela pescados Araújo S/A, para recepcionar os presentes, nos dois dias de festival, com muito amor e humor, na foto ladeado por Pedro do Atum e suas filhas.

        Ramon Rodney, Diego Tuche e Rosana Star Light no estande da ASPERN
         Nós Pescados Araújo, desenvolvemos um trabalho de comunicação social, em uma tarde bastante proveitosa na sede da empresa.  Convidamos a imprensa local para uma reunião em 16 de novembro 2018 ás 16 horas e prontamente compareceram,  na ocasião, o empresário Pedro do atum expôs informações referente as conquistas da ASPERN no luta pela regulamentação da pesca do atum, óleo Diesel subsidiado, licenças federais de embarcações e o convite para se integrarem a mídia da programação do festival, pois não seria apenas um festival por ter que realizar um evento, teria que se desenvolver um trabalho de comunicação social com a sociedade local e regional; sua base tem que ser sólida, discutida e levada ao conhecimento de todos pois isso gera desenvolvimento. Nessa reunião tivemos a presença do pároco municipal, que recebeu apoio de 200 kg de atum para o jantar beneficente da paróquia na festa da padroeira da cidade; foi servido um cooffe breack com patês e salgados diversos com recheios de atum fabricados por Elaine salgados (salgados este que encontram-se hoje em suas prateleiras com alta aceitação popular), do empresário Irmão Israel. O que surpreendeu a todos foram as infinitas possibilidades de se desenvolver receitas com o atum, seria ali apenas um começo do que viria no festival.
                                                            Reunião com a imprensa
Primeiros resultados da midia local



                              Programação do festival do atum de Areia Branca
     Após a reunião com a imprensa local, foi agendado uma serie de entrevistas em Programa de rádio, blogs, TV´s e sites badalados da cidade; construímos uma agenda e iniciamos uma série de entrevistas onde em cada programa direcionávamos um foco da cultura da pesca do atum. Nas imagens seguintes vou explicando como fizemos para informar as diversas camadas sociais a importância  da cultura do atum para a cidade de Areia Branca/RN e região.


      No programa Hoje em dia com Aline Linhares na TV terra do sal em Mossoró/RN, pedro do Atum e Ramon Rodney, levando ao conhecimento dos cidadãos do oeste potiguar, a cultura do atum e sua industrialização nos grandes pólos, a necessidade de se difundir essa economia e atrair investimentos para a região através da pesca e do pescado




        No Canal Areia Branca entrevistados pelo Jornalista Carlos Junior, foi uma entrevista bastante proveitosa, uma vez que houve direcionamento para os armadores de embarcações, o chamado a união, ás legalizações da atividade e foi levado a população no foco da cultura do atum, as transformações que a pescados Araújo vem fazendo com as oportunidades geradas pela pesca, os mitos de que peixes são "carregados", esclarecidos e a parceria com o município.


             Ainda no Canal Areia Branca o Gerente de pesca de Areia Branca David Azevedo, Pedro do Atum, Carlos Junior, o Produtor Cultural Ramon Rodney, Gerente de Turismo Daniel Araújo e o proprietário do canal Areia Branca João de Castro.


         Na 104,3 Fm Costa Branca de Areia Branca/RN no programa dominical Nova Era, com apresentação do advogado e historiador Dr. Rogério Edmundo, Pedro do atum e eu, nesse dia direcionamos ás informações em  números de pescados, estatísticas, empregos gerados, trabalhos sociais e a dignidade do pescador, foi enfatizado também o cenário local como porto de atividade, regulamentado, a localização geográfica que favorece o município de Areia Branca e os benefícios que essa economia trará.

          No Programa Destaque Social na 104,3 FM Costa Branca com blogueiro e colunista Evandson Bernardo, uma tarde bastante descontraída; uma entrevista boa e produtiva Pedro do atum iniciou sua fala informando a necessidade e a importância de Areia Branca ter um cais público que agregue todas as embarcações pesqueira e o município recolha seus impostos, e explicou o formato legal de pescar atum que foi desenvolvido no Brasil mais precisamente na região do Nordeste brasileiro; convidou a sociedade para a ação social desenvolvida para as famílias de pescadores que a prefeitura realizou no segundo dia de evento pela manhã. Convidamos grupos, entidades e associações que são apoiadas pela Pescados Araújo para serem assistidos nessa ação, nossa equipe com carinho organizamos mais de 200 kits lanches para os assistidos presentes nessa ação cidadania.

Durante o dia, trabalhamos, preparando nosso estande para a estreia do primeiro dia, tudo planejado, programado e organizado, assim teve seus resultados, a imprensa registrou tudo rsrsr nada passou despercebido!

FÓRUM DA PESCA

       No primeiro dia do evento 30/11/2018, aconteceu o Fórum da Pesca, no auditório da camará Municipal de Areia Branca ás 9 horas da manhã, teve presença de autoridades do executivo, da capitania dos portos, secretaria estadual da pesca, ministério da pesca, armadores locais, lideranças politicas e sociedade civil. Foi um evento de bastante relevância; com participação popular na tribuna, autoridades puderam se posicionar e responder questionamentos a respeito da pesca, legalizações, amparos, seguros e a posição dos órgãos competentes e interessados no assunto. Bastante participativo e de sucesso. servimos mais uma vez o coofee breack, repetimos o sucesso dessa vez mais amplo e imagina? eheheh SUCESSO TOTAL!
Presença de armadores de embarcações, sociedade civil, autoridades regionais, professores universitários (UFERSA) e lideranças politicas locais

Equipe pontual, organizada e eficiente, uma boa equipe faz toda a diferença 
Sucesso do primeiro dia do Festival Gastronômico do Atum de Areia Branca/RN

Musica e animação foi o que não faltou
          " Visual do estande Pescados Araújo/ASPERN, o fundo do mar a casa do precioso peixe"
Com uma projeção de multimídia, levamos imagens das embarcações da ASPERN e fotos de paisagens litorâneas da fotógrafa maria Silva e do blogueiro Ângelo Vale



    Visita da Tabeliã do Cartório de oficio e notas de Areia Branca Giseuda Chaves e ao lado o casal Pedro do Atum e Mikarla ferreira
                                       Pedro do Atum e sua esposa Mikarla ferreira

Mariana Araújo (filha do pedro do Atum) e,  o Produtor Cultural Ramon Rodney
Animação da estrutura do evento 


O Festival Gastronômico do Atum de Areia Branca/RN, veio para além do turismo,  veio para mais uma identidade cultural da economia local, o desenvolvimento atrai progresso o que melhora a vida das pessoas. No entanto  vislumbra ser uma nova identidade popular, referencial gastronômico e economia positiva. vislumbra ser também um evento de negócios de visibilidade nacional futura, haja visto o sucesso que foi a primeira edição.

Ao término do evento, com a pós produção,encaminhamos nota de agradecimentos à toda imprensa parceira, armadores, autoridades, associados, colaboradores, entidades sociais, parceiros e população em geral.


OBRIGADO  ao empresário Pedro do Atum; EQUIPE Pescados Araújo/ASPERN e demais "amigos". A vida se encarrega de mostrar quem somos e quem são!

Por
Ramon Rodney/Produtor Cultural
"Gerando Resultados" 


Nenhum comentário:

Postar um comentário